domingo, 31 de maio de 2015

trabalhando a psicomotricidade nas aulas de educação fisica



   





      Segundo Gallahue e Ozmun (2002), as capacidades de coordenação motora são à base de uma boa capacidade de aprendizagem sensório-motora. Quanto mais elevado for seu nível de desenvolvimento, mais rápido e mais seguramente poderão ser aprendidos movimentos novos ou difíceis, com uma economia de esforço, propiciando melhor orientação e precisão (PEREIRA, 2002).
    De acordo com os conteúdos foram desenvolvidos e empregados os métodos e conceitos da psicomotricidade e com isso os alunos foram estimulados através de jogos e atividades lúdicas, que possibilitem contribuir para uma melhora da motricidade fina, motricidade global, lateralidade e a construção de uma consciência corporal, além de conceitos de afeto e cooperação, para uma melhor convivência em sociedade.
    Por meio da exploração motora a criança desenvolve consciência do mundo que a cerca, e de si própria. O controle motor possibilita à criança experiências concretas, que servirão como base para a construção de noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual (ROSA NETO, 2002).
    Os alunos, a maioria é de classe social baixa e média, a grande maioria mora próximos à escola, outros se deslocam da região primária para estudar na referida escola. Foram propostas aulas práticas na quadra poliesportivas, onde os alunos foram estimulados a trabalhar e desenvolver suas valências motoras.
    Propormos oportunizar o desenvolvimento motor, afetivo, social e psicológico dos alunos para ter uma aprendizagem significativa para sua formação integral, os alunos serão explorados por meios de jogos e atividades lúdicas que oportunizem a conscientização do próprio corpo.
    Proporcionar e identificar através de atividades lúdicas, pré-desportivas e jogos, valores e conceitos de cooperação, cidadania, afetividade, socialização e autoconhecimento para que possa existir uma possibilidade de uma sociedade mais justa e conseqüentemente uma melhora nas valências motoras: coordenação motora global, estruturação espacial, organização temporal e lateralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário